segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Multitarefa multithreading

Os sistemas operativos mais eficazes combinam a multitarefa preempetiva e o multithreading. Os sistemas operativos para computadores pessoais mencionados na multitarefa preempetiva também suportam o multithreading.

Lil Wayne - How To Love Lyrics

Multitarefa multithreading

Com este tipo de multitarefa o utilizador pode estar a executar uma tarefa de um programa aplicativo e em simultâneo podem estar a ser executadas outras tarefas desse programa. Podemos também obter benefício quando se executam vários programas aplicativos. A thread do programa que se encontra em segundo plano continua a trabalhar, enquanto o utilizador está a trabalhar com o programa aplicativo em primeiro plano.

NEW 2011 - Eminem - "Miss Me" Feat. Lil Wayne & Busta Rhymes

Multitarefa multithreading

Um sistema mais recente de multitarefa é designado por multithreading e permite que o computador execute mais do que uma tarefa de um único programa. Para facilitar o multithreading, os programadores devem dividir os programas em tarefas distintas, denominadas por threads. Por exemplo, podemos ter uma thread a tratar da impressão, enquanto que a outra trata da recuperação de ficheiros.

Multitarefa preemptiva

A multitarefa preempetiva é melhor do que a anterior e permite que o sistema operativo recupere o controlo caso um aplicativo interrompa a sua execução. O utilizador perde todos os trabalhos que não tinham sido guardados no programa que travou, mas a falha neste aplicativo não vai influenciar o funcionamento do restante sistema. Os sistemas operativos actuais para computadores pessoais já utilizam este tipo de multitarefa. (Unix, Linux, Windows 95, 98, Me, NT, 2000 e XP, Mac OS 8 e versões mais recentes.

Multitarefa cooperação

 Neste caso de multitarefa, os utilizadores podem executar dois ou mais programas, mas o programa que se encontra em primeiro plano ganha o
controlo sobre o microprocessador e mantém esse controlo até que a tarefa termine. Só depois é que o microprocessador é libertado para se ocupar com os restantes programas. No caso de um programa parar de funcionar, significa que está parado, ou “travado”, não liberta o microprocessador e consequentemente o computador “congela”, ou fica “suspenso”, e o utilizador tem que reiniciar o computador.

Bun B Feat. T-Pain - Trillionaire

Multitarefas


 Um sistema operativo multitarefa permite que um utilizador trabalhe com dois ou mais programas em simultâneo. Na prática o microprocessador não executa os diversos programas de uma só vez, mas reserva uma fracção de tempo para cada um dos programas.
 Existem diferentes técnicas de gestão da multitarefa. Consoante o método utilizado, a estabilidade do sistema operativo é afectada.

Monotarefa

No caso dos sistemas operativos classificados por monotarefa, estes executam apenas uma tarefa de cada vez. Vejamos o seguinte exemplo: Imagina que estás a usar um editor de texto e tens necessidades de ir buscar informação a uma folha de cálculo. Neste tipo de sistema operativo tens de sair do editor de texto para poderes entrar na folha de cálculo e fazer o mesmo para voltares ao editor de texto.